Experiência Tandem


Bom o blog ficou em situação de total abandono, eu sei. Mas como eu ainda estou viva, tentarei vir (quando sobrar um tempinho) limpar um pouco das teias de aranhas do blog.



Eu gostaria de falar sobre a experiência Tandem para quem não conhece ou não teve coragem de tentar.

Foto extraída de: Aqui



O que é:

Tandem é um sistema de auto-aprendizagem desenvolvido há mais de 30 anos para estudantes de língua estrangeira. A palavra latina tem origem em uma bicicleta usada por duas pessoas simultaneamente (Aqui) que representa a essência do programa.

A idéia é bem simples e eficiente: um falante nativo de português que estuda alemão, se encontra semanalmente com um falante nativo de alemão estudante de português. Nesse tempo eles trocam conhecimento de língua, cultura e experiências.

Certamente vc pode aprender mais corretamente (no sentido gramátical) nas aulas, afinal nenhum nativo esta apto, só por ser nativo, a ensinar uma língua. Vc mesmo, a não ser que tenha um dom natural ou se preparou para isso, não sabe explicar todos os detalhes do português para um estrangeiro. Exatamente por isso o Tandem é um complemento para quem já esta estudando alemão. O legal (e único) disso é que vc aprende principalmente sobre a cultura e tem a oportunidade soltar a língua sem medo, aprender expressões e girias, conhece o "jeitinho" alemão de viver e fazer um novo amigo.

Em contra partida, vc faz o mesmo pelo seu novo amigo estrangeiro, "ensina" português para ele.

Normalmente os encontros acontecem uma vez por semana, metade do tempo falando alemão e metade falando português. Ou duas vezes por semana, um dia para alemão, outro para português.

O conteúdo dos encontros é autônomo. Cada um é responsável pela sua própria aprendizagem, determinando como, quando e o que pretende aprender, assim como qual a ajuda que gostaria de obter por parte do seu parceiro.

O tandem pode acontecer tanto aqui como lá. Se vc estiver fazendo intercâmbio na Alemanha ou
algum lugar que fale alemão, aconselho vc a encontrar um parceiro, tornar á sua viagem mais fácil.


Minha experiência:

Quando vc entra para o Tandem é quase a mesma experiência que vc tem quando recebe um intercâmbista para morar na sua casa. Como muitas vezes ele conhece poucas pessoas na cidade, vc vira a referência e companhia para tudo. Desde recebê-lo em casa para ele conhecer o dia-a-dia de uma família brasileira, leva-lo ao supermercado para ensinar como fazer compras e quais são e como se come as frutas brasileiras, até leva-lo para conhecer os pontos turísticos da cidade, baladas na noite e até viajar juntos pelo Brasil (eles adoram praias e mato).

Depois que o intercâmbista vai embora, vc descobre que fez um novo amigo e poderá continuar o Tandem pela internet, terá alguém para visitar (e até te hospedar) quando viajar. E sempre será atualizado no que se trata de alemão e países que falam a língua.


Tandem é uma excelente oportunidade para quem ainda não morou em algum lugar que fale alemão. Não importa quão boa seja a sua aula, eu já tive aula com autoridades no ensino de alemão, mesmo assim, o tandem é uma experiência única.


Onde encontrar:

Normalmente os Centro de línguas ou Escola que tem o curso de português para estrangeiro oferecem algum tipo de programa Tandem. As universidades com intercâmbio tb costumam incentivar isso, mesmo que informalmente vc pode propor para algum intercâmbista a idéia.


Outras Alternativas:

Para quem não encontrou um lugar que ofereça tandem, nem algum intercâmbista dando sopa, aqui tem um site com o programa virtual: E-Tandem: Aqui
Hoje em dia com skype, msn, etc. vc pode encontrar um parceiro de conversação online e pode ser quase tão eficiente quanto alguém por aqui.